quarta-feira, 5 de abril de 2017

Economia de Escala

(por Juliano Terterola, Gabriel Buscher D'Oliveira , Guilherme del Valle da Silva)


Simplificadamente, é o fenômeno que ocorre quando aumenta-se a produção de um produto e o seu custo médio unitário de produção diminui.


  Ou seja, quando através da organização do processo produtivo, buscando o máximo aproveitamento dos recursos envolvidos, consegue-se reduzir os custos de produção e incrementar os bens produzidos. Em outras palavras, fazer mais com menos. 

  A curva demonstrada no gráfico abaixo caracteriza a economia de escala. Nela percebe-se o comportamento de queda do custo médio de produção conforme é aumentada a quantidade produzida. 



  Com a redução dos custos de produção em função do aumento da quantidade produzida é possível alcançar uma maior lucratividade. Vejamos o exemplo abaixo:





  A economia de escala é bastante comum de ser observada em setores como a indústria automobilística, farmacêutica, petroquímica, etc. Mas podemos também afirmar que em qualquer cenário onde seja possível alcançar algum nível de padronização e otimização da produção, será possível se beneficiar dela.

  Esta redução do custo médio unitário de produção ocorre quando a empresa possui custos fixos de produção que não aumentam diretamente ao aumentar a quantidade produzida. Assim, com o aumento da produção, o total destes custos pode ser diluído em uma maior quantidade de produtos, reduzindo o custo unitário.

  Por exemplo, imaginemos um caso de linha de produção onde a empresa faz uso de um equipamento de alta complexidade e que demande alto custo de manutenção. Quanto mais produtos a empresa produzir com este equipamento, mais ela conseguirá diluir este custo nos produtos produzidos. 

  Mas é preciso estar atento e preparado para o aumento da complexidade do negócio. O aumento da produção exigirá do gestor aperfeiçoar os controles, administrar equipes maiores, definir hierarquias, delegar tarefas, distanciar-se da produção, etc. Portanto, torna-se fundamental avaliar se o aumento dos custos envolvendo o ganho de complexidade do negócio não inviabilizará o projeto de escala. 

  Por fim, existem dois tipos de economia de escala: a real e a pecuniária.


  ECONOMIA DE ESCALA REAL 

  Ocorre quando a quantidade de insumos para produção não cresce na mesma proporção da produção. 


  ECONOMIA DE ESCALA PECUNIÁRIA 

  Ocorre quando o preço pago pelos insumos diminui ao aumentar quantidade comprada. 

2 comentários:

  1. Definição muito boa, parabéns ao grupo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o material... mas será que temos economia de escala apenas nos setores industriais, como os exemplos do texto apontam?

    ResponderExcluir