quinta-feira, 13 de abril de 2017

Integração vertical

(por Michele Pereira, Vivian Silva, Willian)

 A Integração Vertical ocorre quando, uma empresa que visa diminuir o seu custo e maximizar o lucro, resolve integrar partes do meio de produção, como a extração da matéria prima ou a venda de seu próprio produto, podendo ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Outro benefício encontrado pelas empresas é a dificuldade imposta aseus concorrentes na procura de uma determinada mercadoria ou insumo, sobretudo se forem produtos difíceis de serem encontrados.
  Em microeconomia ou gestão estratégica a integração vertical é vista com forma de organização e controle da empresa. Isto é, as companhias são unidas através de uma hierarquia do qual o dono é o mesmo. Cada elemento desta estrutura fornece um produto diferente, sendo estes combinados para satisfazerem uma necessidade.
Três tipos de variedade:


  • Integração vertical a montante (para trás ou para nascente) - A companhia abre (ou adquire) uma empresa secundária para a produção de seus componentes (como a matéria prima)dos seus produtos. Ex.: Uma companhia de automóveis pode conter também uma fábrica de pneus, uma de vidro ou de metal. Isto é, o controle desses fornecedores propicia um fornecimento estável dos componentes e assegura a qualidade no produto final.



  • Integração vertical a jusante (para a frente ou para poente) - A companhia abre (ou adquire) uma empresa secundária que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Ex.: A empresa francesa BRVP, produtora de softwares, comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest), uma empresa que se dedica à revenda no retalho de marcas independentes de software. Outro exemplo: uma empresa produtora de filmes que compra uma empresa que opera cadeias de cinemas.



  • Integração vertical nos dois sentidos

Abaixo estão exemplos do processo de cadeia de valor, a organização é representada por retângulos azuis:


   Isto é, a Integração Montante ocorre quando a organização produz aquilo que comprava de seu fornecedor; e a Integração a Jusante centra-se na forma em que uma organização supervisiona a distribuição de seus produtos ou serviços.
   Um exemplo de integração vertical frequente é o setor petrolífero, visto que se dedica à extração do petróleo, mas também muitas vezes faz a sua refinação, produz gasolina e outros combustíveis. Alguns casos, a mesma empresa faz a venda a retalho de combustíveis através de postos de abastecimento e ainda o transporte dos mesmos, isto é, integração vertical nos dois sentidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário