sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vantagem competitiva de produzir ou comprar

(por Michele Pereira, Vivian Silva, Willian)


  Para que a empresa obtenha sucesso na hora de verticalizar, ela conta com os serviços de apoio como a contabilidade, finanças, departamento jurídico, marketing, planejamento, gerenciamento de recursos humanos. Estes serviços ajudarão a empresa em optar ou não pela verticalização, que tem suas vantagens e desvantagens.

  Alguns exemplos de vantagens da verticalização são: independência de terceiros, maior autonomia, maiores lucros e domínio sobre a tecnologia pois é própria. E como desvantagens temos: maior investimento, menor flexibilidade (perda de foco) e aumento da estrutura, falta de controle sobre a tecnologia.

  A integração vertical pode ocorrer por via de uma fusão ou aquisição. O objetivo é estratégico e pode justificar-se por uma série de razões: cooperação, controle das cadeias de distribuição ou proximidade ao mercado.

  A condição mais importante da verticalização é o planejamento e uma boa análise. Isto é, o foco precisa continuar na linha de produção primária, no produto que dá nome à sua marca. De modo que a solução oferecida em seu portfólio não demande muito esforço de sua equipe. Por isso, há alguns roteiros disponíveis de como implementar a integração vertical na sua empresa, mas o mais importante é o que vem antes:

  1. Perceber quais necessidades seu público possui e que atualmente você não supre

  2. Analisar qual necessidade demandaria menos energia da sua empresa para ser incluída no portfólio

  3. Encontrar a melhor maneira de disponibilizar esse produto

  Pode-se perceber o quanto produzir ou entregar mais de um produto pode ser interessante para o negócio. Dessa maneira, evita-se a sazonalidade, bem como diminui os custos de produção e distribuição de seus produtos.

  Apesar de termos tantos pontos positivos a favor da integração vertical, é importante lembrarmos: o planejamento é sempre o ponto de maior atenção. Se a sua estratégia não contemplar a integração vertical, ou se seu negócio não estiver preparado para esse tipo de ação, então não será a melhor escolha a opção pela verticalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário