terça-feira, 9 de maio de 2017

Posicionamento estratégico (continuação II)

(Iury Barbosa, Heber Ribeiro e Thalis Lavorati)

   Concluímos então que a sobrevivência de uma empresa e o seu sucesso no mercado, está condicionado principalmente em seu posicionamento estratégico no mercado em que atuam, visando sempre o excedente dos clientes, principalmente quando falamos de pequenas empresas que tem seu posicionamento em nichos especializado, e uma delimitação do grupo estratégico em que atuam, e este posicionamento se torna ainda mais importante em um ambiente competitivo no qual as pequenas empresas operam.

   Independentemente de qual posicionamento a empresa irá adorar, o importante é ter um planejamento estratégico, pois o papel do posicionamento é de apoiar e sustentar o processo é não de ser a estratégia.

    Vamos exemplificar como o posicionamento estratégico pode definir o sucesso ou o fracasso da empresa se todas as funções da empresa não estiverem envolvidas com o posicionamento estratégico. Digamos que uma empresa venha a optar pela estratégia da vantagem de custo, ou seja, oferecer aos clientes o preço baixo, sendo assim todas as áreas da empresa busca reduzir os custos, agora se, por exemplo, o setor de logística desta empresa esteja utilizando serviço de transportes caros visando benefícios e não os custos, este setor não está envolvido no posicionamento da empresa.

   Da mesma forma se outra empresa do mesmo setor opta pela estratégia de vantagem de benefício, ou seja, oferecer melhor benefício, serviço ou produto aos clientes, procurando diferenciar-se dos concorrentes. Neste caso a equipe de vendas deverá saber vender este diferencial, pois se a pedido do cliente tentar reduzir o preço para concorrer com a empresa que optou pela estratégia de vantagem de custo, esta empresa estará sujeita a fracassar, pois está tendo um custo de diferenciação e uma margem de lucro baixa.

   Com tudo que vimos podemos perceber a importância de se planejar, de ter uma estratégia e se posicionar no mercado, sem contar com o cuidado sempre com o trade off, que seria a compensação preço/qualidade, nunca ficar parado no meio termo fazendo mal as duas coisas.

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