(Iury Barbosa, Heber Ribeiro e Thalis Lavorati)
Definir o posicionamento estratégico da empresa é escolher em qual faixa trabalhar, e tornar o material e a visão de mercado na missão da empresa. Esta direção auxilia no processo de entendimento da estratégia por todos os indivíduos que fazem parte da organização, proporcionando assim, o alcance daquilo que a empresa almeja no curto e no longo espaço de tempo.
Dentro deste posicionamento, pode-se definir a estratégia de marketing como um grande plano de ação, que deve ser utilizado pela organização para o alcance de seus objetivos, relacionados ao sucesso do negócio. Ou seja, é preciso compreender o ambiente do mercado em que a empresa está querendo se inserir e, a partir disso, adaptar estratégias eficientes.
A Cacau Show foi fundada em 1989 por Alexandre Tadeu da Costa, que iniciou os trabalhos da empresa revendendo chocolates de uma indústria, durante o período que antecedia a Páscoa.
Em 2003 foi aberta a primeira franquia da Cacau Show, em Piracicaba. Hoje, a empresa possui mais de 200 funcionários em uma área construída de 17.000m² e mais de 1000 franquias espalhadas por todo Brasil.
Na Cacau Show, a oferta para o consumo próprio e para presentes se baseia em um modelo de negócio que inclui a trufa por um preço baixo de colocação em mercado, de R$ 1,00, como produto de entrada. Atualmente, o objetivo da empresa é transcender o perfil dos consumidores, buscando se inserir no mercado com um posicionamentomisto, vezes de baixo custo e vezes de diferenciação, assim podendo ampliar os pontos de contato entre os diferentes públicos. Cabe ressaltar aqui a importância do preço para a colocação empresa, que Kotler destaca:
A filosofia da Cacau Show leva em conta a produção e distribuição de chocolates de alto padrão com aparência artesanal, produzindo-os em larga escala e na maioria das vezes com custos baixos, para atingir o mercado desejado.
Isto significa que a empresa decide onde posicionar seu produto em termos de preço, mas sem perder a qualidade. Sua missão é proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência na gestão do negócio do chocolate.
A Cacau Show vem assumindo a liderança de mercado desejável, pois consegue oferecer um produto de qualidade a preços acessíveis. Levando-se em conta o comportamento do consumidor, que são pessoas que possuem necessidades e desejos diversos, a segmentação é a concentração de esforços de marketing em determinados alvos, ou seja, uma espécie de posicionamento estratégico que facilita a penetração dos produtos em mercados pré-estabelecidos conquistando a preferência dos clientes e unindo forças para enfrentar a concorrência. É possível agrupar esses compradores, isto se chama de segmentação de mercado, ou seja, agrupa uma parte do mercado que possui características semelhantes entre si, baseados suas principais características e comportamentos.
Vale salientar que alguns dos produtos da Cacau show apresentam baixos preços, buscando visibilidade por meio do custo baixo e alta qualidade. Obviamente o foco na acessibilidade de custo não são a única estratégia da empresa, mas sim, uma forma de inserção ao mercado, para que seus produtos fiquem a frente dos holofotes.
Com um ambiente sofisticado e atendimento diferenciado, o objetivo dos pontos de venda é fazer uma espécie de convite mais do que tentador ao consumidor, para que experimente as ‘guloseimas’ da marca. Dentro das lojas já existem produtos para todos os gostos e para a maioria de bolsos.
A partir do sucesso de posicionamento da Cacau Show outro grupo que atua no mercado de chocolates, a CRM (do qual faz parte a Kopenhagen) que tem um posicionamento de diferenciação, resolveu investir também no mercado focando no baixo custo, para competir efetivamente, buscando o lucro extraordinário que a Cacau show ostenta, lançando uma segunda marca, chamada Brasil Cacau, que disputa consumidores que prezam pelo custo, atuando com preços bem próximos aos da Cacau Show.
Para melhor entendimento sobre a empresa de concorrência em comparação com a Cacau Show segue o quadro do posicionamento de cada uma delas.
Dentro deste posicionamento, pode-se definir a estratégia de marketing como um grande plano de ação, que deve ser utilizado pela organização para o alcance de seus objetivos, relacionados ao sucesso do negócio. Ou seja, é preciso compreender o ambiente do mercado em que a empresa está querendo se inserir e, a partir disso, adaptar estratégias eficientes.
A Cacau Show foi fundada em 1989 por Alexandre Tadeu da Costa, que iniciou os trabalhos da empresa revendendo chocolates de uma indústria, durante o período que antecedia a Páscoa.
Em 2003 foi aberta a primeira franquia da Cacau Show, em Piracicaba. Hoje, a empresa possui mais de 200 funcionários em uma área construída de 17.000m² e mais de 1000 franquias espalhadas por todo Brasil.
Na Cacau Show, a oferta para o consumo próprio e para presentes se baseia em um modelo de negócio que inclui a trufa por um preço baixo de colocação em mercado, de R$ 1,00, como produto de entrada. Atualmente, o objetivo da empresa é transcender o perfil dos consumidores, buscando se inserir no mercado com um posicionamentomisto, vezes de baixo custo e vezes de diferenciação, assim podendo ampliar os pontos de contato entre os diferentes públicos. Cabe ressaltar aqui a importância do preço para a colocação empresa, que Kotler destaca:
A filosofia da Cacau Show leva em conta a produção e distribuição de chocolates de alto padrão com aparência artesanal, produzindo-os em larga escala e na maioria das vezes com custos baixos, para atingir o mercado desejado.
Isto significa que a empresa decide onde posicionar seu produto em termos de preço, mas sem perder a qualidade. Sua missão é proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência na gestão do negócio do chocolate.
A Cacau Show vem assumindo a liderança de mercado desejável, pois consegue oferecer um produto de qualidade a preços acessíveis. Levando-se em conta o comportamento do consumidor, que são pessoas que possuem necessidades e desejos diversos, a segmentação é a concentração de esforços de marketing em determinados alvos, ou seja, uma espécie de posicionamento estratégico que facilita a penetração dos produtos em mercados pré-estabelecidos conquistando a preferência dos clientes e unindo forças para enfrentar a concorrência. É possível agrupar esses compradores, isto se chama de segmentação de mercado, ou seja, agrupa uma parte do mercado que possui características semelhantes entre si, baseados suas principais características e comportamentos.
Vale salientar que alguns dos produtos da Cacau show apresentam baixos preços, buscando visibilidade por meio do custo baixo e alta qualidade. Obviamente o foco na acessibilidade de custo não são a única estratégia da empresa, mas sim, uma forma de inserção ao mercado, para que seus produtos fiquem a frente dos holofotes.
Com um ambiente sofisticado e atendimento diferenciado, o objetivo dos pontos de venda é fazer uma espécie de convite mais do que tentador ao consumidor, para que experimente as ‘guloseimas’ da marca. Dentro das lojas já existem produtos para todos os gostos e para a maioria de bolsos.
A partir do sucesso de posicionamento da Cacau Show outro grupo que atua no mercado de chocolates, a CRM (do qual faz parte a Kopenhagen) que tem um posicionamento de diferenciação, resolveu investir também no mercado focando no baixo custo, para competir efetivamente, buscando o lucro extraordinário que a Cacau show ostenta, lançando uma segunda marca, chamada Brasil Cacau, que disputa consumidores que prezam pelo custo, atuando com preços bem próximos aos da Cacau Show.
Para melhor entendimento sobre a empresa de concorrência em comparação com a Cacau Show segue o quadro do posicionamento de cada uma delas.
EMPRESA
|
BENEFÍCIOS
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PREÇO
|
PROPOSTA
DE VALOR
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CACAU SHOW
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Diversidade
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Baixo á Alto
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Proporcionar
felicidade, comercializar produtos de qualidade ao preço mais acessível
possível.
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KOPENHAGEM
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Chocolates
finos de altíssima qualidade
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Alto
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Fabricar
produtos de altíssima qualidade para quem procura por um chocolate Premium e
aceita pagar por esse premio.
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NOVA BRASIL CACAU
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Diversidade
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Baixo
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Focar
em ganhar nas quantidades. Concorrer com a Cacau show quanto aos produtos de
preço baixo.
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