quinta-feira, 4 de maio de 2017

Posicionamento estratégico (Continuação)

(Iury Barbosa, Heber Ribeiro e Thalis Lavorati)

   Definir o posicionamento estratégico da empresa é escolher em qual faixa trabalhar, e tornar o material e a visão de mercado na missão da empresa. Esta direção auxilia no processo de entendimento da estratégia por todos os indivíduos que fazem parte da organização, proporcionando assim, o alcance daquilo que a empresa almeja no curto e no longo espaço de tempo. 

   Dentro deste posicionamento, pode-se definir a estratégia de marketing como um grande plano de ação, que deve ser utilizado pela organização para o alcance de seus objetivos, relacionados ao sucesso do negócio. Ou seja, é preciso compreender o ambiente do mercado em que a empresa está querendo se inserir e, a partir disso, adaptar estratégias eficientes. 

   A Cacau Show foi fundada em 1989 por Alexandre Tadeu da Costa, que iniciou os trabalhos da empresa revendendo chocolates de uma indústria, durante o período que antecedia a Páscoa.


   Em 2003 foi aberta a primeira franquia da Cacau Show, em Piracicaba. Hoje, a empresa possui mais de 200 funcionários em uma área construída de 17.000m² e mais de 1000 franquias espalhadas por todo Brasil.


   Na Cacau Show, a oferta para o consumo próprio e para presentes se baseia em um modelo de negócio que inclui a trufa por um preço baixo de colocação em mercado, de R$ 1,00, como produto de entrada. Atualmente, o objetivo da empresa é transcender o perfil dos consumidores, buscando se inserir no mercado com um posicionamentomisto, vezes de baixo custo e vezes de diferenciação, assim podendo ampliar os pontos de contato entre os diferentes públicos. Cabe ressaltar aqui a importância do preço para a colocação empresa, que Kotler destaca:

   A filosofia da Cacau Show leva em conta a produção e distribuição de chocolates de alto padrão com aparência artesanal, produzindo-os em larga escala e na maioria das vezes com custos baixos, para atingir o mercado desejado. 

   Isto significa que a empresa decide onde posicionar seu produto em termos de preço, mas sem perder a qualidade. Sua missão é proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência na gestão do negócio do chocolate.

   A Cacau Show vem assumindo a liderança de mercado desejável, pois consegue oferecer um produto de qualidade a preços acessíveis. Levando-se em conta o comportamento do consumidor, que são pessoas que possuem necessidades e desejos diversos, a segmentação é a concentração de esforços de marketing em determinados alvos, ou seja, uma espécie de posicionamento estratégico que facilita a penetração dos produtos em mercados pré-estabelecidos conquistando a preferência dos clientes e unindo forças para enfrentar a concorrência. É possível agrupar esses compradores, isto se chama de segmentação de mercado, ou seja, agrupa uma parte do mercado que possui características semelhantes entre si, baseados suas principais características e comportamentos.

   Vale salientar que alguns dos produtos da Cacau show apresentam baixos preços, buscando visibilidade por meio do custo baixo e alta qualidade. Obviamente o foco na acessibilidade de custo não são a única estratégia da empresa, mas sim, uma forma de inserção ao mercado, para que seus produtos fiquem a frente dos holofotes. 

   Com um ambiente sofisticado e atendimento diferenciado, o objetivo dos pontos de venda é fazer uma espécie de convite mais do que tentador ao consumidor, para que experimente as ‘guloseimas’ da marca. Dentro das lojas já existem produtos para todos os gostos e para a maioria de bolsos.


   A partir do sucesso de posicionamento da Cacau Show outro grupo que atua no mercado de chocolates, a CRM (do qual faz parte a Kopenhagen) que tem um posicionamento de diferenciação, resolveu investir também no mercado focando no baixo custo, para competir efetivamente, buscando o lucro extraordinário que a Cacau show ostenta, lançando uma segunda marca, chamada Brasil Cacau, que disputa consumidores que prezam pelo custo, atuando com preços bem próximos aos da Cacau Show.

   Para melhor entendimento sobre a empresa de concorrência em comparação com a Cacau Show segue o quadro do posicionamento de cada uma delas.

 EMPRESA
BENEFÍCIOS
PREÇO
PROPOSTA DE VALOR

  CACAU SHOW

 Diversidade

 Baixo á Alto
Proporcionar felicidade, comercializar produtos de qualidade ao preço mais acessível possível.



KOPENHAGEM

Chocolates finos de altíssima qualidade



Alto
Fabricar produtos de altíssima qualidade para quem procura por um chocolate Premium e aceita pagar por esse premio.


NOVA BRASIL CACAU


Diversidade

Baixo
Focar em ganhar nas quantidades. Concorrer com a Cacau show quanto aos produtos de preço baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário