segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cluster

(por Alexsandro Brum da Silva, Roberta Franco Evers e Marcus Marques)

   O que é um Cluster?


   
   Cluster é uma palavra oriunda da língua inglesa, que em português pode ser interpretada como "um grupo de atividades ou coisas semelhantes e que se desenvolvem em conjunto", visto que a mesma não possui nenhuma correspondente precisa em nossa língua. Nas ciências econômicas,para  alguns autores, não é fácil a missão de definir exatamente o seu significado.

  Segundo Michael Porter,  o cluster é um conjunto de empresas e instituições relacionadas, pertencentes ao mesmo setor ou segmento de mercado, que estão perto geograficamente e trabalham juntas para serem mais competitivas.





    Em outras palavras, o cluster de negócios equivale a um grupo de empresas com uma mesma atividade e estratégias em comum, ligadas para prover e servir umas às outras, organizando-se em redes verticais ou horizontais com a finalidade de alçar seus níveis de produtividade, competitividade e rentabilidade.  As redes horizontais em sua maioria são criadas com acordos de longo prazo entre empresas de um mesmo setor, originando uma aliança estratégica. Já as redes verticais envolvem diferentes entidades da cadeia de fornecimento (fornecedor, fabricante, distribuidor, etc).



E quais as vantagens de um cluster ?   

A figura abaixo traz as principais vantagens para as empresas ao adotarem essa forma de organização:






Mundo a fora ?   

Existem grandes clusters espalhados pelo mundo e dentre grandes casos de sucesso, podemos citar:


Estados Unidos:

Na Califórnia, na região conhecida como Vale do Silício encontra-se o maior cluster tecnológico do mundo. Nele nasceram várias empresas de tecnologia e muitas estão presentes até hoje. Das empresas que ainda possuem suas sedes lá,  podemos citar Apple, Facebook, Google, Intel, HP, Netflix, entre outras.   
Ainda nos Estados Unidos, Hollywood pode ser utilizada também como exemplo bem conhecido de cluster, sendo este  a  base da indústria cinematográfica mundial.

Espanha:

O BioRegió é um cluster de tecnologias ligadas a àrea da medicina , assim como da biociência, instalado na Catalunha.  O mesmo é composto pela integração de hospitais (15), universidades (12) e empresas (481) atuantes em variados segmentos da indústria biocientífica (nanomedicina, farmácia e agroindustria).

Alemanha:

No sudoeste da Alemanha está instalado o cluster de   Baden-Württemberg. Integrado por 620 companhias, suas atividades predominantes estão ligadas aos mercado de eletroeletrônicos,  ferramentas e máquinas, contemplando também a indústria automotiva e de energia. Além disso, conta com parceiros como institutos de pesquisa e universidades focadas em inovação e criação. Grandes indústrias mundiais (Michelin e Bosch por exemplo) e  sucursais estrangeiras (IBM e SEL por exemplo) também compõe este cluster.

Itália:

O Clube Mecatrônico italiano é composto por  300 empresas, que desenvolvem maquinário e ferramentas para os mais diversos setores: agropecuário, automotivo, doméstico, industrial, robótico e aplicações domésticas, e etc..

Brasil:

No Brasil, até meados de 2005 a ideia de cluster ainda estava sendo absorvida pelo mercado local. Em uma entrevista concedida a revista exame em 2004 (Estratégias para o Brasil), Michael Porter afirma que : "Para ser produtiva, a empresa precisa de um cluster. Precisa de fornecedores que possam trabalhar com ela todos os dias, precisa de prestadores de serviço, de escolas que treinem pessoas para seu negócio. Não dá para fazer tudo simplesmente importando os produtos de que necessita. É preciso uma massa crítica que forme um cluster. Hoje, há clusters no Brasil, os calçados são um excelente exemplo. Muitas pessoas no Brasil falam sobre a indústria aeroespacial por causa da Embraer. Não a considero um cluster, mas sim uma companhia. Talvez haja um pequeno cluster surgindo a seu redor. Há alguns clusters no agronegócio bastante competitivos e produtivos. Mas acho razoável dizer que o conceito de cluster, de empresas que veem a si próprias como parte de clusters e trabalham de forma proativa para aumentar sua eficiência, é algo que ainda não se firmou no Brasil. E vai ter de se firmar, porque sabemos, pelo exemplo das economias realmente avançadas, que os clusters são o ponto de onde vêm a inovação e os rápidos níveis de aumento da produtividade".

No Brasil, o cluster também é conhecido como Arranjo Produtivo Local (APL), porém existem algumas diferenças em suas reais definições, as quais que serão abordadas no próximo tópico. Dentre os clusters do Brasil podemos citar, por exemplo,  o de Tecnologia da Informação em Recife e Londrina (este com participação do IFPR), o  de empresas que atuam no setor de saúde em Belo Horizonte, e o de Ribeirão Preto que atua com equipamentos hospitalares e odontológicos. 



Abaixo, segue um vídeo com mais algumas definições e abordagens sobre o assunto.






Fontes:

BASTOS, ERCILIA. O que são Clusters? . Disponível em : https://www.portal-gestao.com/artigos/7688-o-que-s%C3%A3o-clusters.html Acesso em:  17 Jun. 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÂO SOCIAL DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA e COMERCIO EXTERIOR. Exemplos de clusters bem-sucedidos no Brasil e na Europa são apresentados em workshop. Disponível em http://redeaplmineral.org.br/noticias/exemplos-de-clusters-bem-sucedidos-no-brasil-e-na-europa-sao-apresentados-em-workshop Acesso em:  17 Jun. 2017
WIKIPEDIA. VAle do Silício. Disponível em : https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Silício Acesso em:  17 Jun. 2017
KLUESENER, CHRIS. Silicon Valley: Risk is the reward Disponível em https://openinnovationcentral.com/2014/08/30/silicon-valley-risk-is-the-reward Acesso em:  17 Jun. 2017
IMPULSOS REGIOS. Sabes qué es un Clúster Empresarial? Disponível em https://impulsoregio.wordpress.com/tag/clusters/ Acesso em:  17 Jun. 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário