domingo, 25 de junho de 2017

Economia em Escala e Aglomerações Produtivas

(por Alexsandro Brum da silva, Roberta Franco Evers e Marcus Marques)

    Nas postagens iniciais de nosso blog um dos temas abordado foi a economia em escala. No post foi visto que a mesma ocorre “quando através da organização do processo produtivo, buscando o máximo aproveitamento dos recursos envolvidos, consegue-se reduzir os custos de produção e incrementar os bens produzidos. Em outras palavras, fazer mais com menos.”.
   A economia em escala pode ser dividida em economia real, quando produzimos mais com a mesma quantidade de insumos, e economia pecuniária, quando o preço pago pelos insumos diminui na medida em que aumentamos a quantidade comprada. E esse é justamente nosso foco.
   Digamos que eu tenha uma empresa com um enorme espaço físico de armazenamento, e com uma constante circulação de mercadorias.   Nesse caso, seria fácil entrar em contato com o fornecedor e negociar uma quantidade maior de insumos, barganhando assim o preço a ser pago pelo mesmo.
     Mas, e se não houvesse essa disponibilidade de espaço físico para o estoque? E se minha empresa almejasse o crescimento, mas ainda não possuísse capacidade de efetuar uma compra tão grande sem assumir os riscos de uma mercadoria encalhada ao final do período?


     Talvez haja uma solução.  Talvez se minha empresa, em conjunto com outras empresas do ramo se unisse pra fazer essa compra, dividindo assim o estoque comprado. E melhor ainda se essas empresas pertencerem mesma região tendo uma proximidade física, facilitando a comunicação. Trabalharíamos juntas para o crescimento de todos



   Essa perspectiva de crescimento em conjunto fomentou a criação das aglomerações produtivas.
    As aglomerações produtivas podem ser definidas em linguagem coloquial como "aglomerações geográficas de atividades econômicas, cujas empresas operam em mesmos setores ou em setores relacionados".
  Nos próximos tópicos estaremos abordando alguns modelos dessas aglomerações.


Fonte:
TEIXEIRA, SILVANA. Aglomerações produtivas: o que são e como funcionam? . Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-gestaoempresarial/artigos/aglomeracoes-produtivas-o-que-sao-e-como-funcionam Acessado em: 24 Jun. 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário