terça-feira, 4 de julho de 2017

Posicionamento estratégico, Integrar ou não a verticalização.

(Iury Barbosa, Heber Ribeiro e Thalis Lavorati)

   Esta escolha de verticalização ou não, fica a encargo da empresa, tendo esta que pesquisar e estudar o que é mais vantajoso, e desempenhar essa tarefa diminuindo os custos de transação, ou, terceirizar, podendo reduzir os custos, ou maximizando o tempo.
   Como a escolha é da empresa, se relaciona com o tema de posicionamento estratégico.
   Em nossas postagem do dia 2,4 e 9 de maio, falamos sobre posicionamento estratégico, no sentido de envolver todas as funções da empresa, para que todos tenham a ciência do seu lugar no respectivo ambiente competitivo. Seja este posicionamento de vantagem por baixo custo ou por diferenciação.
   Atinge-se a vantagem de menor preço, se não desconsiderar sua qualidade básica e funcionalidade, isso implica em uma organização bem estruturada.
   Atinge-se a vantagem por diferenciação, quando se oferece um benefício maior que o oferecido pela concorrência, e quando os clientes aceitam pagar mais por um produto diferenciado.
   Neste posicionamento se encaixa então a verticalização, pois a empresa pode optar por qualquer um dos posicionamento e também aderir a verticalização ou não, é claro escolher o modo de verticalização.
   Se uma empresa escolher verticalização a montante e se posicionar com as vantagens de custo, ela provavelmente irá produzir uma de suas matérias primas primordiais, assim com o tempo o custo dessa matéria prima irá cair, e ela poderá proporcionar aos clientes esse produto com custo mais baixo, conquistando assim está vantagem competitiva.
   Em outra situação, se a empresa escolher verticalização a montante e se posicionar Com a vantagem de diferenciação, provavelmente ela irá produzir sua matéria prima pela quantidade, para buscar uma excelência no produto que ela oferece, com qualidade superior e está vantagem competitiva.
   Um outro exemplo seria se a empresa verticalizar a jusante e se posicionar por vantagem de diferenciação, verticalizando o setor de entrega por exemplo, proporcionando ao cliente uma entrega diferenciada,  com um tempo diferenciado, conquistando assim esta vantagem competitiva.
 Concluímos então que a verticalização está ligada ao posicionamento da empresa e sua estratégia, cabendo a empresa estudar o que é mais vantajoso. Assim como verticalizar pode reduzir custos, o número de atividades realizadas internamente pode acarretar problemas gerenciais, devido a execução de atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, perdendo assim a eficiência e aumentando o custo de produção.

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