quinta-feira, 6 de julho de 2017

Concorrência Schumpeteriana e o Planejamento Estratégico

(por Eduardo Pakulski Saleh, Gislaine Pereira e Maicon)

   


   O posicionamento estratégico e a concorrência Schumpeteriana se relacionam perfeitamente. Considerando que a concorrência Schumpeteriana defende que os períodos de expansão e contração da economia define as empresas como organismos que evoluem e, para que essa evolução seja sadia e permita a sobrevivência das empresas, estas devem adotar um posicionamento estratégico diferenciado em relação aos concorrentes. 
    Assim como a teoria de Schumpeter defende que as empresas inovadoras, ou que tenham um diferencial tecnológico são as que têm vantagens sobre os concorrentes, estas devem definir quais estratégias devem ser levadas em prática para que o lucro seja maximizado.
  O posicionamento estratégico definirá se a vantagem da inovação ou tecnológica será usada para focar na vantagem de custo, fazendo com que os lucros sejam maiores com redução de custos e manutenção da qualidade dos produtos. Ou se a empresa irá focar em vantagem de benefício que a inovação poderá trazer, oferecendo assim, produtos diferenciados de excepcional qualidade para os clientes que estarão dispostos a pagar por este diferencial.
 Esse momento de expansão é entendido por Schumpeter como o de crescimento da economia, pois a inovação trará, inicialmente, lucros extraordinários para a empresa pioneira, mas também trará os concorrentes, assim, as empresas necessitam estabelecer um bom posicionamento estratégico para continuarem em expansão econômica, ou então, se manterem com lucros constantes, buscando prolongar a vida da empresa, procurando ao máximo o declínio, e quando o declínio estiver ocorrendo caberá redefinir o posicionamento estratégico junto com a busca pela inovação.

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