quinta-feira, 6 de julho de 2017

Governança Corporativa

(por Cristina Nunes, Isolete Nunes, Marina Miola)

   


  Ao logo do seculo 20 a economia dos diferentes países tornou-se cada vez mais marcada pela integração do comércio internacional assim como pela expansão das transações financeiras em escala global. Devido a estas mudanças as companhias tiveram sensíveis transformações, com o crescimento acentuado de suas atividades tiveram que fazer adequações em sua estrutura de controle, separando propriedade, de gestão empresarial. Ocasionado conflitos ligados à propriedade dispersa e a divergência entre os interesses dos sócios e dos executivos, assim chamados de “conflitos de agência”.
   A governança Corporativa surgiu para superar o “conflito de agência” clássico. O proprietário (acionista) delega a um agente especializado (administrador) o poder de decisão sobre a empresa (nos termos da lei). Poderão surgir divergências no entendimento e de cada um dos grupos sobre o que consideram o melhor para a empresa massas práticas de Governança Corporativa buscam superar estes conflitos.
  Governança Corporativa é um conjunto de processos políticos, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Inclui também o estudo das relações entre os diversos setores envolvidos (stakeholders) e os objetivos que orienta a empresa. Os principais participantes inclusos são funcionários, fornecedores, clientes , bancos e outros credores , instituições reguladores e a comunidade em geral.
   Os principios básicos são:

  • Transparência: Disponibiliza para as partes interessadas as informações que sejam do seu interesse e não somente as impostas por disposições legais ou regulamentos.
  • Equidade: Oferece um tratamento justo e isonômico para todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders) considerando seus direitos e deveres.
  • Prestação de contas: Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de maneira clara e compreensível , assumindo as consequências de seus atos e omissões e atuando sempre com responsabilidade.
  • Responsabilidade Corporativa: Os agentes devem zelar pela viabilidade econômico-financeiras das organizações , reduzir externalidades negativas , em seus negócios e operações, aumentara as externalidades positivas. Levando em consideração seu modelo de negócio, e os diversos capitais no curto , médio e longo prazo.

Implementar mecanismos de Governança Corporativa é uma tarefa árdua onde é necessário investimentos financeiros e mudança de mentalidade.  Quando a Governança Corporativa é bem desenvolvida garante a longevidade dos negócios e consegue de forma transparente e objetiva transformar os princípios e desejos organizacionais em ações concretas.

Fonte:
http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa

https://www.profissionaisti.com.br/2017/02/a-governanca-corporativa-e-o-conflito-da-agencia/




Nenhum comentário:

Postar um comentário